Páginas

29 de jan. de 2015

O que é CTG? #DiarioDeUmaPrenda

Oii Gente
Então mais um post da serie Diario de uma  Prenda, e hoje vou falar sobre o principal motivo desse Diario, então como estou explicando para vocês desde o inicio CTG é um Centro de Tradições Gauchas, o primeiro CTG  foi criado em 1948 o CTG 35 criado por João Carlos Davila Paixão Cortes (Paixão Cortes) e seus amigos do Colégio Júlio de Castilhos. Era preciso desenvolver a cultura rio-grandense. Foi dentro deste espírito que nasceu a Ronda Crioula, estendendo-se do dia sete ao dia vinte de setembro, aproveitando a “Semana da Pátria”.
Dentro dos CTG tem a parte artística e a campeira, a artística sendo a parte de danças tradicionais, individuais: solista vocal, chula, declamação, tropeirismo, gaita, violão e outros, e a parte campeira sendo a parte de laço e que envolve animais (a parte campeira não tenho muito conhecimento pois não é a parte que frequento.
A autoridade dentro do CTG é o patrão, A artística é dividida em invernada sendo elas Mirim (4-13 anos), Juvenil (13-18 anos), Adulta (18-39anos), Veterana (apartir de 39 anos).

A organização de todos os CTGs de um estado é chamada MTG SC (Movimento Tradiocionalista Gaucho de Santa Catarina) cada estado tem o seu, acima do MTG tem o CBTG (Confederação Brasileira da  Tradição Gaúcha). 

Alguns CTGs ou as cidades organizam rodeios que são as competições que os CTGs participam.
Isso é o básico sobre CTGs vou deixar aqui uns videos que o programa Globo Rural fez sobre a cultura gaúcha onde algumas coisas são explicadas.

E agora um vídeo de danças:


Algumas informações do site O Cariucho
Então mais um post da série espero que gostem. E que cultura vocês cultuam?

XOXO
Tamara Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário